quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

QUEM FOI SÃO NUNO DE SANTA MARIA?

Nuno Álvares Pereira, nasceu a 24 de Junho de 1360 no Castelo do Bonjardim.
Casou-se com D. Leonor de Alvim, de quem teve uma filha.

Depois da morte de D. Fernando, último rei da 1ª dinastia, Nuno Álvares Pereira apoiou a causa do Mestre de Avis, que tinha sido nomeado pelo povo Defensor e Regedor do Reino. Assim, Nuno Álvares Pereira foi nomeado Condestável, encabeçando exércitos contra Castela, tendo várias vitórias de lutas e batalhas até aclamarem a nova dinastia e o novo rei.

Era muito devoto da religião cristã e de Nossa Senhora, rezando até mesmo em campo de batalha, levando-o a exibir uma grande contenção dos excessos usuais à época nos períodos pós-batalha. Ganha, então, fama de santidade, fazendo com que os inimigos o admirassem e o quisessem conhecer nos períodos de tréguas. Em 1415 participou também na Tomada de Ceuta.

Grande guerreiro, vencia muitos os que faziam frente ao Reino assegurando a independência de Portugal, acumulando riquezas pelo seu contributo, tornou-se o nobre mais rico do Reino.

Já viúvo, mandou construir o Convento do Carmo em Lisboa, onde em 1412 o recolhe como frade, depois de fazer a partilha dos seus bens, passando o seu nome para Nuno de Santa Maria. Ajudou os mais necessitados, fosse na doença fosse na subsistência, entregando-se à oração e à caridade, e morre a 1 de Novembro de 1431.

Estátua de Nuno Álvares Pereira
O túmulo de Nuno Álvares Pereira foi destruído no Terramoto de 1755. O seu epitáfio era: "Aqui jaz aquele famoso Nuno, o Condestável, fundador da Sereníssima Casa de Bragança, excelente general, beato monge, que durante a sua vida na terra tão ardentemente desejou o Reino dos Céus depois da morte, e mereceu a eterna companhia dos Santos. As suas honras terrenas foram incontáveis, mas voltou-lhes as costas. Foi um grande Príncipe, mas fez-se humilde monge. Fundou, construiu e dedicou esta igreja onde descansa o seu corpo."

Nuno Álvares Pereira foi beatificado em 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV, pelo Decreto "Clementíssimus Deus", e foi consagrado o dia 6 de Novembro ao, então, beato. Iniciado em 1921 e em 1940 o processo de canonização foi interrompido por razões essencialmente políticas. E finalmente a 26 de Abril de 2009, Nuno Álvares Pereira foi canonizado como São Nuno de Santa Maria pelo Papa Bento XVI.






CONHECES O LIVRO "ESCUTISMO PARA RAPAZES"?

O livro "Escutismo para Rapazes" ("Scouting for Boys"), foi escrito pelo militar inglês e fundador do escutismo, Robert Baden-Powell, e publicado no início de 1908.

O livro relata experiências e aventuras vividas, ocorridas no primeiro acampamento escutista, realizado a 25 de Julho de 1907, na Ilha de Brownsea, onde BP reuniu 20 rapazes, dos 12 aos 16 anos, organizados em 4 patrulhas (Corvo, Lobo, Touro, Maçarico).

Este livro, apelado mais para a gente jovem fora um sucesso, tendo batido recordes de vendas mais altos do que qualquer outro livro inglês daquela época, pois despertou nos jovens o interesse pelas aventuras e pelo escotismo.

O livro, em geral, como já referi, relata experiências vividas por BP, mas também possui temas relacionados com a religião, onde BP valoriza as boas obras e o valor igual das outras fés e fala também do dever ao próximo. Neste primeiro livro, BP também apresenta as nove ‘Leis do Escuteiro’, mais tarde aumentadas para um decálogo com a adição de ‘O Escuteiro é puro nos pensamentos, nas palavras e nas ações’, e também fala da arte de ‘ler os sinais’ e ver as pistas, seguir o caminho certo e ficar atento a tudo o que nos rodeia.


Será que BP estaria à espera que o seu livro e as suas experiências se mundializassem? Talvez sim, ou então não. Mas sei que este livro levou à fundação de um novo movimento e que hoje em dia fazem parte dele mais de 25 milhões de escuteiros no mundo, abrangendo 216 países e que eu sou um deles.


domingo, 26 de janeiro de 2014

CONHECES OS PRINCÍPIOS E A LEI DO ESCUTA?

A Lei do Escuta:
  1. A Honra do Escuta inspira confiança.
  2. O Escuta é Leal.
  3. O Escuta  é útil e pratica diariamente uma boa ação.
  4. O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
  5. O Escuta é delicado e respeitador.
  6. O Escuta protege as plantas e os animais.
  7. O Escuta é obediente.
  8. O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
  9. O Escute é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
  10. O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas ações.

Os Princípios do Escuta:
  1. O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
  2. O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
  3. O dever do Escuta começa em casa.

QUEM FOI BADEN-POWELL?

Baden-Powell, ou melhor, Robert Stephenson Smith Baden-Powell nasceu a 22 de fevereiro de 1857, em Paddington, em Londres.

Filho de H. G. Baden-Powell, pastor da igreja anglicana, e de Henriqueta Smith.

BP foi para a escola primária e depois de terminada aos 19 anos escolheu seguir a carreira militar. 

Foi nomeado Sub-Tenente e foi subindo de cargo, sendo Capitão e depois Coronel, e durante muitos anos viajou, cumprido missões por vários países do globo.

Em 1899 defendeu durante meses a cidade de Mafeking, na África do Sul, duramente atacada pelas forças inimigas. Graças a BP foi possível à cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços. Graças a este feito, o seu nome ficou conhecido em todo o mundo e foi promovido a  Major-General tornando-se num herói do Reino Unido.

De regresso a Inglaterra, em 1907, BP fez um acampamento na Ilha Brownsea com 20 rapazes desde os 12 aos 16 anos, organizados em 4 patrulhas. Tendo sido uma experiência bem sucedida B.P publicou o livro "Escotismo para Rapazes" (“Scouting for Boys”).
Rapidamente por todo o lado começaram a surgir Grupos de Escuteiros e pouco tempo depois já existiam cerca de 60 000 Escuteiros por todo o mundo.

O Escutismo, não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países. Em 1920, em Londres, reuniram-se, num grande acampamento, escuteiros de várias nacionalidades. Foi neste primeiro acampamento mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram  BP, Escuteiro-Chefe Mundial.
Baden-Powell também fundou o Escutismo e o Guidismo que nos dias de hoje também são conhecidos mundialmente.

Casou-se em 1912 com Olave Baden-Powell, Chefe das Guias, tendo 3 filhos.

Quando chegou aos 80 anos, começaram-lhe a faltar as forças,retirou-se para uma propriedade que possuía próxima no Quénia, em África com a sua esposa, e ali faleceu a 8 de Janeiro de 1941.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

COMO SE ORGANIZA O CNE?


Os agrupamentos do CNE estão organizados em 4 secções, associados a idades.
Em cada secção os escuteiros dividem-se em pequenos grupos, tendo cada elemento uma função.


I Secção:
  • Dos 6 aos 10 anos, os jovens são denominados de Lobitos;
  • Os Lobitos dividem-se em bandos;
  • Denomina-se Alcateia ao conjunto formado pelos Bandos dos Lobitos;
  • Esta secção é representada pela cor amarela.
II Secção:
  • Dos 10 aos 14 anos, os jovens são denominados de Exploradores/Moços;
  • Os  Exploradores/Moços dividem-se em Patrulhas/Tripulações;
  • Denomina-se Expedição/Flotilha ao conjunto formado pelas Patrulhas/Tripulações dos Exploradores/Moços;
  • Esta secção é representada pela cor verde.
III Secção:
  • Dos 14 aos 18 anos, os jovens são denominados de Pioneiros/Marinheiros;
  • Os Pioneiros/Marinheiros dividem-se em Equipas/Equipagens;
  • Denomina-se Comunidade/Frota ao conjunto formado pelas Equipas/Equipagens dos Pioneiros/Marinheiros;
  • Esta secção é representada pela cor azul.
IV Secção:
  • Dos 18 aos 22 anos, os jovens são denominados de Caminheiros/Companheiros;
  • Os Caminheiros/Companheiros dividem-se em Equipas/Companhas;
  • Denomina-se Clã/Comunidade ao conjunto formado pelas Equipas/Companhas dos Caminheiros/Companheiros;
  • Esta secção é representada pela cor vermelha.

Dirigentes: 
Estas secções são ajudadas por adultos voluntários denominados Dirigentes que ocupam determinados cargos como os que a seguir se apresentam: 
- Chefe do Agrupamento;
- Chefe Adjunto do Agrupamento;
- Assistente do Agrupamento;
- Assistente Adjunto do Agrupamento;
- Secretário do Agrupamento;
- Tesoureiro do Agrupamento;
- Chefe de Secção;
- Chefe Adjunto de Secção.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

QUANDO E COMO SURGIU O ESCUTISMO E O CNE?

O Escutismo

O Escutismo surgiu em Agosto de 1907.
Foi fundado por Baden-Powell, um militar inglês.
A 25 de julho de 1907, Baden-Powell ou BP, partiu com vinte rapazes, organizados em quatro patrulhas (Corvo, Maçarico, Touro e Lobo) para a Ilha de Brownsea, onde realizaram o primeiro acampamento de Escoteiros. 
Devido ao sucesso deste primeiro acampamento, BP resolveu publicar o livro “Escotismo para Rapazes” (“Scouting for Boys”), onde escreveu todas as suas experiências e aventuras vividas e conhecidas, fazendo com que desperta-se nos jovens o gosto pelas aventuras e pelo Escotismo. Este livro foi um êxito, que não só em Inglaterra, mas em muitos outros países se formaram novas patrulhas de escoteiros.
Foram-se realizando mais acampamentos, seguidos de publicações de novos livros, que se tornaram êxitos, onde BP escreveu outras experiências e métodos do Escotismo.
Passado o tempo o Escotismo deu origem ao Escutismo, na qual a diferença é que os escuteiros são católicos, enquanto os escoteiros não o são.
E em pouco tempo o Escutismo tal como o Escotismo foram mundializados, o que provou que as suas atividades, métodos e experiências eram universalmente válidos.

CNE - Corpo Nacional de Escutas
O CNE ou Corpo Nacional de Escutas é a maior organização de juventude de Portugal e é um movimento da Igreja Católica, destinada à formação integral de jovens, com base nos princípios e métodos criados por BP e no voluntariado dos seus membros.
Foi fundado pelo Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, em Braga a 27 de maio de 1923.
Este grupo foi aprovado pelo governador civil de Braga no próprio dia, e confirmados a 26 de Novembro pela portaria nº 3824 do Ministério do Interior e Direção Geral de Segurança, começando a partir desse dia, a existir oficialmente, com legalidade e personalidade jurídica.
Mais tarde, começou-se a gerar um movimento de norte a sul do país, formando novos agrupamentos e núcleos, tendo sido sempre aprovado até aos dias de hoje.

  • Curiosidade!  Existem mais de mil agrupamentos do CNE no nosso país, implantados por paróquias locais de todo o país. Existe em todos os concelhos do território continental, Região Autónoma dos Açores e da Madeira, como também há agrupamentos do CNE em Macau e em Genebra, na Suíça.