sábado, 15 de fevereiro de 2014

CONHECES O PATRONO DOS PIONEIROS, O DA TUA EQUIPAGEM E O DA TUA COMUNIDADE?

PATRONO DOS PIONEIROS/MARINHEIROS: SÃO PEDRO

São Pedro foi um dos Apóstolos de Jesus Cristo, e foi o escolhido de Jesus Cristo para erguer a sua Igreja. Quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." (Mateus 16:18), está a querer dizer que São Pedro é a primeira Pedra/Rocha onde a Igreja se iria erguer. Em seu redor apareceram outros tantos, atraídos pelo sue testemunho e ao descobrirem a presença do Senhor Ressuscitado na Igreja. Nesta fase é onde os Marinheiros entram, e assumem a sua responsabilidade como construtores e edificadores da Frota e da Igreja, e se motivam a render os seus talentos em vista do bem comum, com o objetivo de ajudar a construir na terra o Reino dos Céus.

PATRONO DA MINHA COMUNIDADE/FROTA: INFANTE D. HENRIQUE

Infante D. Henrique, também conhecido de Infante de Sagres ou O Navegador, filho de El-Rei D. João I e D. Filipa de Lencastre, foi talvez a mais importante figura na era das Descobertas.
Nascido a 4 de Março de 1394, no Porto. Infante D. Henrique mais os seus irmãos são chamados de a Ínclita Geração.
Participou na conquista a Ceuta (Agosto de 1415), recebendo os títulos de Senhor da Covilhã e duque de Viseu.
Em 25 de Maio de 1420, D. Henrique foi nomeado Grão-Mestre da Ordem de Cristo (titular em Portugal do património da Ordem dos Templários), cargo que deteve até ao fim da vida.
Com a morte de D. João I, D. Duarte (irmão mais velho de D. Henrique) subiu ao trono, entregou a este um quinto de todos os proveitos comerciais com as zonas descobertas bem como o direito de explorar além do cabo Bojador, e ultrapassado por Gil Eanes bem como os limites do sul do Deserto do Saara, D. Henrique cumpriu um dos seus objectivos: desviar as rotas do comércio do Saara e aceder às riquezas na África Meridional.
Faleceu a 13 de Novembro de 1460, em Sagres.
Deixou como seu principal herdeiro dos seus bens, cargos e títulos, o seu sobrinho e segundo filho de seu irmão o rei D. Duarte, Infante D. Fernando, passando o seu título para Duque de Viseu, ficando a dirigir os Descobrimentos Portugueses.

PATRONO DA MINHA EQUIPA/EQUIPAGEM: JAMES COOK

James Cook era um explorador, navegador, cartógrafo e Capitão da Marinha Real Britânica.
Nascido a 27 de Novembro de 1728, em Marton (Yorkshire), na Inglaterra.
Quando era adolescente trabalhou na Marinha Mercante, fazendo transportes de carvão e rota de cabotagem, trabalhando em vários mares, navios e postos. Voluntariou-se para a marinha e foi recrutado para o que viria a ser a Guerra dos Sete Anos.
Fez várias viagens, mas a sua expedição no Pacífico, foi ao Taiti, com o objetivo de um grupo de observar o Transito de Vénus.
Descobriu umas ilhas na Polinésia Francesa batizando-as de Ilhas Sociedade, mapeou toda a Nova Zelândia e descobriu a costa ocidental da Austrália.
Pela primeira vez é cruzado o Círculo Polar Antártico, pelo próprio James Cook.
Na sua última viagem descobre o arquipélago do Havai a que chama de Sandwish.
Faleceu a 14 de Fevereiro de 1779, morto pelos nativos ao voltar a Kealakekua (ilha do arquipélago do Havai).

Sem comentários:

Enviar um comentário