Mística
A Mística proposta para os Pioneiros/Marinheiros resume-se na frase: A Igreja em Construção.
O Pioneiro/Marinheiro começa a descobrir as consequências de ter caminhado em direção à Terra Prometida. Ou seja, é hora de amadurecer a fé que professa, e é altura para redescobrir o significado do seu batismo, mediante o qual foi configurado com Cristo.
Esta Mística sugere ao Pioneiro/Marinheiro que ele é chamado a colocar os seus talentos ao serviço da Comunidade e a assumir a tarefa de ser construtor.
Simbologia
Ao tornar-se Pioneiro/Marinheiro, assume-se a vontade de viver sobre a máxima "Saber, Querer e Agir" sendo fiel a si próprio e aos seus sonhos.
Para ajudar a reconhecer isso tem-se os seguintes símbolos:
A Gota de Água
É o símbolo da pureza e do Pioneiro/Marinheiro, enquanto jovem, pessoa e indivíduo, que é transparente - consigo próprio e com os outros, fazendo também de alento e alimento para os que o rodeiam, fazendo parte de um grupo (Comunidade) e juntando-se a outras gotas, tornando-se torrente. A Gota de Água mostra o SABER.
A Rosa dos Ventos
É símbolo do rumo certo, da boa escolha, daquele que encontramos quando seguimos o projeto de Deus. É símbolo da vida do Pioneiro/Marinheiro, das suas escolhas, das suas atitudes e do que quer dos outros. A importância da escolha, das suas consequências, mas também a importância da vontade e da disponibilidade de concretizar desejos e arriscar. A Rosa dos Ventos salienta o QUERER.
É símbolo da construção e da ação que representa o potencial do Pioneiro/Marinheiro: as suas capacidades, a sua energia transformadora, do resultado da combinação do que se quer com o que se sabe...
Com a Machada reconhecemos o AGIR.
O ICTHUS
O ICTHUS simboliza Jesus entre os homens, e o peixe simboliza Jesus Cristo. A palavra «peixe», em grego, escreve-se ICTHUS, que foi adotado pelos primeiros primeiros cristãos perseguidos com um sentido simbólico de Iesus Christos Theou Uios Soter (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador). Com o ICTHUS, procuramos salientar o ACREDITAR consciente.
Sem comentários:
Enviar um comentário